A história deste blog

No segundo semestre do ano de 2003, após ter chegado a conclusão de que meus sonhos são fantásticos e que seria um desperdício se esses sonhos ficassem restritos apenas a mim, resolvi que seria bom se esses sonhos fossem escritos para que os mesmos não se perdessem e pudessem ser lidos por outras pessoas. E, sabendo da existência de serviços gratuitos de blogs na Internet, onde qualquer pessoa poderia criar um “diário virtual” que poderia ser visto por qualquer internauta, tive a ideia de criar um blog onde, a cada post, eu escrevia um ou mais sonhos, sejam eles recém-sonhados ou antigos, que eu ainda me lembrasse.

Então, no dia 17 de Agosto de 2003, criei, no Blig, serviço de blogs do portal IG, o blog dos Sonhos do Allan (o endereço era http://sonhosdoallan.blig.com.br). No mesmo dia, escrevi o primeiro post do blog, relatando dois sonhos, um curto e bem antigo, e outro mais longo e de uns anos atrás, ambos eram (e até hoje são) os sonhos mais importantes que eu já tive. A partir daí, a cada semana (com exceção de algumas poucas vezes quando não dava tempo para postar por algum motivo), um novo post era publicado no blog.

Em Julho de 2004, após problemas técnicos no Blig que acabaram me irritando, e descobrindo que a o UOL Blog possuía mais recursos do que a plataforma de blogs do IG, resolvi migrar o blog dos Sonhos do Allan para o UOL Blog (o endereço era http://sonhosdoallan.zip.net). Os posts antigos publicados no Blig foram repostados no novo endereço e um aviso de mudança de endereço foi postado no endereço antigo. A partir daí, novos posts, com a mesma periodicidade do antigo endereço (uma vez por semana), foram postados no UOL Blog.

Nos anos de 2004 e 2005 ocorreu o auge da história do blog dos Sonhos do Allan, sonhos incríveis foram relatados e, na primeira semana de Setembro de 2004, o blog foi selecionado para integrar, por um breve período de tempo, (um único dia, crio eu) a lista de melhores blogs do UOL Blog. Naquele dia, o blog teve mais de 700 acessos, número até hoje nunca alcançado por nenhum outro post, nem neste blog e nem nos meus outros blogs (citarei-os mais a frente).

Em 2006, devido à minha falta de tempo causada pelas tarefas relativas à minha faculdade, as novas postagens passaram a ocorrer com menor frequência, chegando a ficar mais de um mês sem postar. Em 2007, devido à confecção do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), fiquei com ainda menos tempo de escrever novos posts, chegando a ficar quatro meses sem postar. Após o término do TCC, ainda fiz novos posts, mas no dia 8 de Outubro de 2007, fiz o que acabou sendo o último post do blog hospedado no UOL Blog, após esse post, acabei não tendo mais vontade de realizar novos relatos de sonhos. No ano 2008, nenhum novo post foi escrito.

Parecia que o Blog dos Sonhos do Allan tinha chegado ao fim, mas, já no fim de 2008, tive novamente vontade de relatar meus sonhos na Internet e registrei o endereço atual deste blog aqui no WordPress para que outra pessoa não o fizesse. E, no dia 12 de Feveriero de 2009, 14 meses após o último post, depois de ter tido naquele dia um ótimo sonho que merecia ser postado na Internet, resolvi voltar a relatar sonhos no blog e postei aquele sonho no mesmo. O mesmo foi postado também no endereço antigo no UOL Blog juntamente com um aviso de mudança de endereço.

Escolhi o WordPress porque o mesmo possui muito mais recursos do que a plataforma de blogs da UOL, inclusive o de haver link direto para cada post e o de poder fazer um backup do conteúdo do blog, permitindo o mesmo ser migrado facilmente para outro endereço, caso eu deseje.

A partir de 2009, novos posts foram escritos, mas sem uma periodicidade definida, eu postava sempre quando eu tinha um ou mais sonhos para relatar. Em 2010, de Março a Agosto, houve o maior espaçamento entre um post e outro até o momento, e após esses cinco meses sem posts, um novo post com cinco sonhos foi publicado.

A partir de Outubro de 2011, estou tentando manter uma periodicidade de duas em duas semanas entre um post e outro, embora isto não seja obrigatório. Inclusive, chego a escrever posts com antecedência, agendando-os para irem ao ar após duas semanas contadas a partir do último post.

Em Dezembro de 2011, após descobrir que eu poderia criar posts com datas retroativas, resolvi republicar no endereço atual do blog os posts antigos, relatados nos endereços anteriores do mesmo (aintes, havia um link para o endereço antigo para que os internautas pudessem acessar os posts antigos), mantendo as datas e horários originais de publicação. Em poucos meses, todos os posts antigos já haviam sido repostados e o link para o endereço anterior foi removido.

Paralelamente ao blog, desde que o mesmo foi criado, armazeno o conteúdo dos posts em um documento de texto a fim de manter um arquivo offline de tudo o que foi postado. Inicialmente, esse arquivo era o Blog.doc, mas, após eu migrar do Microsoft Office para o OpenOffice.org (e mais recentemente para o LibreOffice), o arquivo passou a ser o Blog.sxw (OpenOffice.org 1.x) e posteriormente, o Blog.odt (OpenOffice.org 2.0 e posteriores). Baseados nesse documento de texto, era gerado o e-book dos Sonhos do Allan, em PDF, contendo todos os posts postados até uma determinada data, e este e-book poderia ser baixado por um link contido no blog. Atualmente este e-book é gerado apenas para uso interno, não estando mais disponível para download (mas se alguém quiser uma cópia do mesmo, poderá me pedir por e-mail).

Além deste blog, mantenho um outro, o Blog do Allan Taborda (o link está na seção de links à direita, abaixo dos arquivos e das categorias), onde eu posto textos de assuntos variados, como tutoriais, temas polêmicos, idiotices e outros. O máximo de posts em um único dia ocorreu no dia 9 de Março de 2011, com 380 acessos, após um tutorial que escrevi ser publicado no Br-Linux.org, famoso blog sobre software livre, com link para meu blog. Este blog existe desde 2008. Anteriormente a este, entre 2004 e 2005, mantive um outro blog com a mesma finalidade e mesmo nome, mas com teor menos sério e menos profissional, no Blig (o endereço era http://allantaborda.blig.com.br).

Espero continuar relatando meus sonhos neste blog por um bom tempo, talvez até eu vier a falecer, daqui a muitos anos (espero).

Comente este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s